Trabalho de fenômenos
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
LUCAS AFONSO ITACARAMBY
JOÃO PEDRO APOLINÁRIO CARDOSO
PRESSÃO ATMOSFÉRICA E PRINCÍPIO DA BOMBA CENTRÍFUGA
GOIÂNIA
19/03/2013
LUCAS AFONSO ITACARAMBY
JOÃO PEDRO APOLINÁRIO CARDOSO
PRESSÃO ATMOSFÉRICA E PRINCÍPIO DA BOMBA CENTRÍFUGA
Relatório de aula prática referente ao experimento 02 da disciplina de Fenômenos de Transporte.
Professora: Lucidarce Martins da Matta
GOIÂNIA
19/03/2013
1- INTRODUÇÃO
Para a medida de pressão, foi desenvolvido no século XVII, por Evangelista Torricelli, o Barômetro, onde foi adicionado mercúrio num tubo, e esse tubo foi virado num outro recipiente que também continha mercúrio.
Ilustração 01 – Barômetro de Torricelli
(Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/variaveis-estado-dos-gases.html)
Através desse experimento, Torricelli percebeu que na parte de cima do tubo havia vácuo, e mediu a altura que o mercúrio alcançava dentro do mesmo, determinando assim, a pressão atmosférica e determinando a fórmula:
P= ρ.g.h (1)
Sendo:
P - pressão; ρ - densidade do flúido; g - aceleração da gravidade; h - altura Já para a segunda parte da aula, foi analisado o funcionamento de um protótipo de uma bomba centrífuga. As Bombas centrífugas, de acordo com historiadores, foram idealizadas muito antes de poder ser realizadas, pois faltava aos construtores uma fonte de energia de alta velocidade de rotação. A primeira máquina que poderia ser considerada como bomba centrífuga era uma máquina de elevação de lama mencionada por volta de 1475, num tratado escrito pelo engenheiro italiano Francesco di Giorgio Martini. As verdadeiras bombas centrífugas não foram desenvolvidas senão em fins do século XVII, quando Denis Papin construiu um ventilador centrífugo de pás retas, conhecido como fole de Hesse.
Ilustração 02 – Bomba centrífuga
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_centr%C3%ADfuga)
As bombas centrífugas verticais são, em sua