Trabalho fenomenos
1. Introdução
Às vezes o engenheiro se defronta com situações em que é necessário controlar o movimento de água através do solo e, evidentemente, proporcionar uma proteção contra os efeitos nocivos deste movimento.
Do ponto de vista prático, a água pode ser considerada incompressível e sem nenhuma resistência ao cisalhamento, o que lhe permite, sob a ação de altas pressões, penetrar em micro fissuras e poros, e exercer pressões elevadas que levam enormes maciços ao colapso.
Em toda obra de engenharia civil é de vital importância à localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação em solos permeáveis, devido às precipitações e outros agentes naturais, podendo ser necessária à implantação de um piezômetro para fornecer a carga de pressão no ponto em que foi instalado. Conhecida a carga de pressão, calcula-se a carga total naquele ponto, que é a cota de instalação mais a coluna de água sobre o mesmo. Abordamos no trabalho dois tipos de piezômetros: standpipe (ou Casagrande) e elétrico de corda vibrante. Em ambos os casos, o valor de leitura fornecido é a cota piezométrica, que é a soma da carga de elevação mais a carga de pressão no ponto de instalação. Ou seja, é fornecida a carga total no ponto de instalação, em relação ao nível do mar.
2. Obejetivo
Verificar a funcionalidade de dois tipos de piezômetros a fim de discutir através de suas funcionalidades, qual deles é o mais adequado para medir a carga de pressão para conhecimento da localização do lençol freático.
3. desenvolvimento
O estudo dos fenômenos de fluxo de água consiste basicamente na conservação da energia (Bernoulli):
Conforme visto para determinar essa energia é primoridial conhecer a carga piezométrica determinada pelo piezômetro escolhido para essa situação.
3.1 Piezômetro
Piezômetros são instrumentos para a medição de pressões neutras ou poropressões. Consiste na inserção de um tubo transparente na tubulação