trabalho fenomenos AV2
GISLENE SOUZA COUTO
ATIVIDADE ESTRUTURADA FENOMENOS DOS TRANSPORTE
Salvador
2014
GISLENE SOUZA COUTO
ATIVIDADE ESTRUTURADA FENOMENOS DOS TRANSPORTE
Atividade Estrutura 1 para a AV2 no Universitário Estácio/FIB Bahia, como parte dos requisitos necessários à aprovação na disciplina Fenômenos dos Transporte do curso de Engenharia Mecânica.
Docente: prof. Marcus Oliveira
Salvador
2014
MEDIDORES VENTURI, PITOT E PLACA DE ORIFÍCIO, SUAS APLICAÇÕES E FUNCIONAMENTO
OBJETIVOS Apresentar o princípio da hidrostático e dinâmica dos fluídos e sua aplicação na engenharia e funcionamento dos principais medidores de fluídos. Explicar o funcionamento dos medidores Venturi, Pitot e o tipo placa de orifício, apresentando a aplicação e funcionalidade de cada um;
O estudo será focado na aprendizagem em sala de aula do funcionamento e aplicação desses medidores, correlacionando os com o seu uso nas áreas de engenharia.
DESENVOLVIMENTO
Hidrostática é o ramo da Mecânica que estuda a força exercida sobre os fluídos em repouso. Os fluído são substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças. A palavra fluído pode designar tanto líquidos quanto gases. Definições informadas pelo prof. Marcus, logo nas primeiras aula de Fenômenos dos Transporte.
Um dos Teoremas que se tem para o estudo da hidrostática é o Teorema de Stevin, que estuda o fluído em repouso, para obter a pressão, densidade ou altura de um fluído. Esse teorema utiliza a seguinte expressão: P=P0+ Ɣh.
Por Stevin “ A pressão em um ponto do fluído é diretamente proporcional à profundidade deste ponto e ao peso específico do fluído’’, mas para isso, o fluído deve estar em repouso, se não o teorema não é válido. Outra lei para um fluído em repouso é a Lei de Pascal, que estuda a aplicação de força sobre uma área.
Pela Lei de Pascal “ A pressão aplicada em um ponto de um