SOCIOLOGIA
GUSTAVO PICOLI TONÁ
A IMPLANTAÇÃO DA DEMOCRACIA, DESDE O COMEÇO
ATÉ HOJE.
NOVA ESPERANÇA
27 DE ABRIL DE 2015
A IMPLANTAÇÃO DA DEMOCRACIA, DESDE O COMEÇO
ATÉ HOJE.
Trabalho apresentado como avaliação parcial do primeiro bimestre na disciplina de
Sociologia, com valor
4,0.
Sendo 1,0 para estrutura e 3,0 para o conteúdo, a pedido do professor Claudinei Gomes dos
Santos
NOVA ESPERANÇA
27 DE ABRIL DE 2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho analisaremos como se desenvolveu a Ditadura Militar o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos
Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
DITADURA MILITAR NO BRASIL
A Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizouse pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.
Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista. Os partidos de oposição, como a União