TRABALHO FENOMENOS DE TRANSPORTE
WILSOM BERNARDO NETO
9ª EXPERIÊNCIA – DETERMINAÇÃO DA PERDA DE CARGA NOS REGISTROS DE ESFERA E DE GAVETA.
TURMA A12
GOIÂNIA/2014
INTRODUÇÃO
Os registros hidráulicos são aquelas peças que podemos chamar salvadoras em determinados momentos. Quando uma torneira quebra e não fecha mais, a pia transbordando, aquele rio indo para o piso, o que fazer nesta hora de desespero! Temos que localizar o tão importante “registros”. Fechamos o registro e acabou a inundação, permitindo também a troca da torneira ou das peças danificadas, sem nenhum risco ou prejuízo. O ideal é que cada circuito hidráulico tenha o seu Registro. Um no banheiro, outro na cozinha, na área de serviço, etc. o que permite que em caso de necessidade fechar a água de um determinado cômodo , ficando com água no resto da casa. Poderia se dizer que o registro é a torneira principal de um circuito hidráulico, ele comanda todas as outras .
Registro de Gaveta: O registro de gaveta tem a função de trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, sua função não é regular a vazão e sim interromper o fluxo de água em uma instalação. Utiliza-se o registro de gaveta para eventuais manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.
Registro de Pressão: O registro de pressão é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização. A passagem de água neste registro é bem diferente em relação ao registro de gaveta, o registro de pressão possui passagem reduzida, o que permite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registro.Ele possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos componentes internos.
Registros de Esferas: Muito mais praticidade e segurança nas instalações. Registros de esfera com união cuidadosamente desenvolvidos para controle da passagem da água