Trabalho de faculdade
I- Conceitos básicos:
1. Matemática financeira
A matemática financeira é uma ferramenta útil que trata, em essência, do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo, fornece instrumentos para o estudo e avaliação das formas de aplicação de dinheiro bem como de pagamento de empréstimos. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de dinheiro de caixa verificados em diferentes momentos.
2. Capital
O capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira.Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).
3. Juros
Juros representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: juros simples ou compostos. os juros devem ser eficientes de maneira a remunerar:
a) O risco envolvido na operação (empréstimo ou aplicação), representado genericamente pela incerteza com relação ao futuro; b) A perda do poder de compra do capital motivada pela inflação; c) O capital emprestado ou aplicado. Os juros devem gerar um lucro ao proprietário do capital como forma de compensar a sua privação de seu dinheiro por determinado período de tempo. Este ganho é definido por custo de oportunidade.
4. Taxas de juros
A taxa de juros é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração do capital utilizado durante certo período de tempo. A taxa de juros vem normalmente expressa na forma percentual (taxa percentual), em seguida a especificação do período de tempo a que ela se refere:
25% a.a. ( a.a. significa ao ano ). 12% a.s. ( a.s. significa ao semestre ). 8% a.q. ( a.q. significa ao quadrimestre ). 5% a.t. ( a.t. significa ao trimestre ).