Trabalho de etica
Resumidamente, é um processo social e econômico que estabelece uma integração entre as pessoas e os países do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas se relacionam, realizam transações financeiras e comerciais e espalham sua cultura pelos quatro cantos do planeta.
A globalização não é algo novo, desde a época das grandes navegações existia a procura por relações por outros mercados. Segundo o autor, até as viagens de Cristóvão Colombo foram influenciadas pela tentativa de encontrar uma melhor rota comercial.
Uma outra característica importante da globalização é a procura pelo barateamento, iniciou-se uma constante procura por mão de obra menos qualificada e de menor custo. O capital aumento a custa dessa mão de obra, a nação rica em custa das nações pobres. Entretanto, esse processo também traz crescimento econômico, em 1970, por exemplo, 11% dos pobres do mundo estavam na África e 76 % na Ásia. Em 1998, a África 66% e a Ásia apenas 15%.
Todo esse crescimento e expansão faz com que grandes empresas tornem-se ícones globais, como Coca Cola e Mc Donald’s, que podemos dizer que são mais conhecidos no mundo do que presidentes ou lideres religiosos.
Mas, além disso, é importante ressaltar toda mudança positiva que a globalização trouxe. Com o avanço da tecnologia passamos a produzir muito mais em menos tempo, segundo o autor, nos últimos 100 anos criamos mais riquezas dos que nos 100.000 anteriores, enquanto as horas de trabalho foram reduzidas a metade. Em contrapartida, muitas pessoas perderam seus empregos e deram lugar a máquinas em muitas empresas. A máquina foi à forma que acharam para não pagar direitos, afinal máquina não cobra por horário de serviço ou faz greve, não deixa de cumprir deveres, se quebrar ou der defeito é só mandar consertar sem ter que pagar benefícios ou indenizações pra nenhuma família, direitos humanos, entre outros. Enfim é uma forma de enriquecimento, apesar de precisar manter ainda um