Animais extinto da Fauna Brasileira
Também conhecida como Guaruba, essa ave verde e amarela, existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma. (Espécie vulnerável)
Onça Pintada
Considerado o maior felino das Américas, esse animal ocorre em quase todos os biomas, com exceção do Pampa. A onça é caçada por fazendeiros para proteger seus rebanhos, além disso, sofre com a destruição do seu habitat e sua pele tem grande valor no mercado mundial. (Espécie vulnerável)
Cervo-do-Pantanal
Considerado o maior cervídeo da América da Sul, esse animal além de ser encontrado no Pantanal, sua espécie vive também nos biomas da Amazônia e do Cerrado. O desmatamento e a caça ilegal são ameaças, além da construção de hidrelétricas na bacia do Rio Paraná que tem contribuído para a grande redução da espécie. (Espécie vulnerável)
Macaco-aranha
Encontrado principalmente na Amazônia, esse macaco enfrenta problemas como o desmatamento de seu habitat, caça ilegal e o tráfico de animais. Existem algumas espécies e subespécies: o A. paniscus; o A. belzebuth que coabita com os Yanomamis, sendo muito caçado por eles. O A. chamek, conhecido como macaco-aranha-de-cara-preta, que apesar da ampla distribuição sofre com a construção de hidrelétricas,rodovias e linhas de transmissão. (Espécies vulneráveis)
Mico-leão-dourado
Seu habitat é a Mata Atlântica, contudo o mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na diminuição, quase total da espécie, estando hoje restrito ao estado do Rio de Janeiro. Atualmente, devido aos projetos das unidades de conservação onde se encontra, a situação tende a melhorar. (Espécie em perigo)
Colégio:
Disciplina:
Professor(a):
Aluno:
Série:
ANIMAIS EM EXTINÇÃO NA FAUNA BRASILEIRA