historia antiga troia
Este trabalho é um relatório sobre o documentário Tróia (National Geographic). Tem como objetivo a análise da construção do conhecimento da Historia Antiga. Mostra que o conhecimento é construído a partir do interesse moderno pelo material antigo, de homens com interesses com a ideia de que é possível “tomar posse” do conhecimento do passado reanalisado recentemente, com modelos analíticos e sistemas teóricos de base conceitual.
O documentário se inicia apresentando uma questão problema: a veracidade da existência da Guerra de Tróia. A partir dessa questão revela como os homens modernos com interesses diversos construíram seus fatos e, a partir deles, os historiadores constroem seu conhecimento levantando perguntas sobre o tema central com auxilio de outras ciências, como a arqueologia, além do uso da literatura e outras fontes históricas. Utilizam metodologias diversas, tais como a análise de descobertas arqueológicas e de textos da literatura antiga sobre Tróia e em determinados momentos comparam- os com fontes de outros povos do mesmo período (epigrafia).
Baseado no documentário “Tróia” produzido pelo canal National Geographic, este relatório tem como objetivo correlacionar os conteúdos ministrados em aula com as visões e esclarecimentos apresentados no programa. A partir do conhecimento da literatura e arqueologia na construção da História Antiga busca-se a solução desta lacuna histórica, além de mostrar o interesse dos modernos pelo material da antiguidade.
Palavras-chave: História, Construção História Antiga, Tróia
O documentário começa apresentando o tema- problema central: a Guerra de Tróia existiu? Partindo dessa questão inicia-se o trabalho de historiadores para construir o conhecimento. Para isso conta com arqueólogos, análises da literatura de Homero e epigrafia. Desta forma percebemos a importância da diversidade de fontes históricas e da interdisciplinaridade para a construção do conhecimento, conforme a aula 1.
Explica que a importância