Trabalho de etica de enfermagem
Código de Ética
2.1 -Preâmbulo
A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo cientifico e politico.
O código de Ética dos profissionais de enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
O código de ética dos profissionais de enfermagem leva em consideração a necessidade e o a necessidade e o a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população os interesses do profissionalão os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
2.2 - Princípios Fundamentais
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das politicas públias de saúde e ambientais, que garantam a universialidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das