Trabalho De Estagio Identidade
Ao pararmos em qualquer lugar, nos deparamos com os mais variados rostos, nada sabemos a seu respeito o que podemos de um primeiro momento é discriminar por sua forma física, sexo, faixa etária e aparência, pessoas desconhecidas que estão em constantes mudanças e transformações, inclusive “eu”. Buscamos compreender quem somos, como ocorreu formação do caráter pessoal de cada um. Com distinguir um indivíduo do outro?
Compreender esse processo de produção do indivíduo que se apresenta ao mundo como alguém único é importantíssimo para um bom desenvolvimento futuro, pois, sabemos que somos únicos, mas também existem outros indivíduos únicos diferentes de nós e saber diferenciar o “eu do nós” é que nos faz únicos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Identidade
A Psicologia construiu o conceito de identidade, como muitos, tem várias compreensões e utiliza contribuições de áreas do conhecimento. Isso quer dizer que dependemos de outros conhecimentos para darmos continuação nos estudos de sua produção e transformação, Psicólogos, antropólogo, filósofos, juízes, advogados entre outros não importa se é público ou privados a um grande interesse por esse assunto, pois os indivíduos “eus” estão em relação direta e continuas vivencias, tendo experiências com novas pessoas “outros”, que contribuem para o processo de desenvolvimento da identidade.
Segundo, Ciampa (2006, pag.61), “Podemos imaginar as mais diversas combinações para configurar uma identidade como uma totalidade. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, no entanto una”.
Ana Bock, (2008), retrata a importância do primeiro “outro”(mãe), de quem o bebê vai se diferenciando, aprendendo que não é uma extensão dela. São dois indivíduos e, ao mesmo tempo, é o olhar da mãe sobre o bebê que vai dando a ele o seu valor como pessoa. Nesse processo de diferenciação, a criança começa escolher outras pessoas como objeto de identificação, pessoas significativas, que funcionam como modelo em relação ao qual o sujeito vai