Trabalho de ergonomia
ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTO DE TRABALHO
Anderson Elias Pereira
Fábio Rinaldi
BAURU
2011
Introdução
Atualmente o Brasil tem um consumo de mais de 50 milhões de toneladas. Em meio à essa ascensão, está o forte aumento do setor de construção civil e com ele a grande geração de empregos, como o que será analisado neste trabalho. Com o intuito de defender os direitos dos trabalhadores brasileiros temos as técnicas de ergonomia para avaliar seus postos de trabalho e com isso ajudá-los. Ergonomia é a ciência que estuda a interação entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas. Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes, e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Objetivo
Efetuar a análise de posto de trabalho, procurando identificar as principais dificuldades dos trabalhadores e apresentar possíveis soluções, ou ainda apontar melhorias para o setor com a finalidade de ajustar o posto de trabalho ao trabalhador.
Embasamento Teórico
A palavra Ergonomia vem do grego Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis). É uma disciplina orientada para uma abordagem abrangente de todos os aspectos da atividade humana. Para que dêem conta da amplitude dessa dimensão e poder intervir nas atividades do trabalho, é preciso que os Ergonomistas tenham uma abordagem integral de todo o campo de ação da disciplina, nos seus aspectos físicos, cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais, etc. Freqüentemente os Ergonomistas intervêm em setores particulares da economia ou em domínios de aplicação específicos, desenvolvendo novos postos ou mesmo ajustando e melhorando os já existentes. A ergonomia tem o domínio de três especialidades: • Ergonomia física: está