Trabalho de ergonomia
A iluminação ambiente é um fator relevante para o conforto visual, que pode influenciar na produtividade e qualidade final do trabalho.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para diversos tipos de atividades. Seguir esta normatização é apenas o primeiro passo para se ter um ambiente saudável neste sentido. Na seqüência deve-se preocupar com a localização dos postos de trabalho em relação às luminárias e janelas. Deve-se ainda estar atento às diferenças entre colaboradores destros e canhotos que ocuparão os postos.
Existem dois grandes problemas relacionados com a luz, para quem trabalha com equipamentos computadorizados: o primeiro deles é a iluminação inadequada, que dificulta a leitura de documentos e o segundo são os reflexos, que surgem nas telas e dificultam a leitura dos caracteres no monitor.
Dentre as causas de iluminação inadequada estão à iluminação excessiva, produzida por luz natural, em uma sala com grandes janelas e sol. Os caracteres em um monitor de vídeo são mais visíveis em uma sala com iluminação artificial do que em um local com intensa iluminação natural.
Outra desvantagem da luz natural é a criação de focos de reflexão da luz da janela, no monitor. Os reflexos "forçam" a vista e obrigam o funcionário a desviar a cabeça para poder enxergar, ocasionando sobrecarga do pescoço.
Iluminação para a visão humana
Falar da importância da visão humana pode parecer grande redundância. No entanto observando-se muitos locais de trabalho nas mais variadas empresas nota-se que nem todos ainda entenderam o quanto este sentido é essencial para a consecução dos trabalhos. Tal fato na verdade não nos causa lá grande admiração até porque outros itens mais evidentes no que diz respeito à falta de condições adequadas no meio ambiente do trabalho são abundantes e nem mesmo soluções para estes são buscadas com esforços mais sérios.
Na verdade o olho humano é o