Contabilidade geral
O principal objetivo deste trabalho é transmitir para todos com uma visão mais clara e ampla do que é a contabilidade bancaria.
E para que todos identifiquem qual, o tratamento contabilista das principais operações bancarias que reflete a especificidade da sua atividade. Pretende-se, igualmente, salientar a importância da contabilidade como sistema de informação e gestão.
Como ela é? E como funciona?
A contabilidade no mundo todo tem regras muito especificas, pois ela vai representar operações, feitas por um grupo muito restrito de instituições.
E estas instituições estão compostas e agregadas em pelo menos três ou quatro grupos de entidades muito próprias.
Ela se aplica em atividades do mercado financeiro, seguros de previdências, capitalização e o último mercado de capitais.
Com isso se é dividido em três grupos no mercado financeiro:
Poupadores: é determinado pelo excesso de dinheiro;
Intermediadores: são as instituições que trabalham no mercado financeiro;
Tomadores: é definido pela falta de dinheiro. Este é o modelo do mercado financeiro, mais explicando melhor como funciona vou colocar um exemplo um pouco mais detalhado.
Exemplo: P ----- I ----- T: que são determinados da seguinte forma: os T são os tomadores, eles precisam de dinheiro mais não tem os I, de intermediários, não precisam de dinheiro mais vão tomar dos, P, que são os poupadores para repassar para os tomadores em forma de remuneração.
Função bancaria: * O posicionamento no sistema econômico * A intermediação financeira * A prestação de serviços * As diretivas comunitárias
Planos de contas para um sistema bancário:
A normatização contabilistica internacional – adopçao das NIC´S em Portugal; Analise das classes de contas e a articulação entre estas e o ambiente econômico; Os produtos e serviços bancários e a sua revelação contabilistica;
A movimentação especifica de algumas