A influência da poesia no desenvolvimento cognitivo e humanização do leitor.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
DCHT – CAMPUS XVI – IRECÊ
COLEGIADO DE LETRAS
MARIA CLAUDINEI ALECRIM DE SOUZA
SÔNIA MARLENE FIGUEREDO DE OLIVEIRA SANTOS
TÍTULO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Projeto de pesquisa apresentado como parte dos requisitos de avaliação da disciplina SIP VI do Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Prof°: Kátia Leite
Irecê – Ba
Julho de 2012
1. MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto de que o ensino de Língua Portuguesa sempre esteve voltado para o emprego e utilização da Gramática Normativa, observa-se que, essa, apenas proporciona ao aluno um conhecimento estanque, baseado em paradigmas, não despertando o interesse em explorar o amplo universo da linguagem, e fazer da mesma um instrumento do saber e de interpretação do mundo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“No ensino fundamental, o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita. Sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais – inaceitáveis mesmo em países muito mais pobres – estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e escrever.” (PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 12)
Diante dessa situação, têm-se observado como grande parte dos estudantes não possuem habilidade em analisar e interpretar textos. A maioria dos livros didáticos utilizam de textos literários, principalmente o poema para mero estudo gramatical.
Com base nesta problemática, surge a necessidade de aplicar em sala de aula, didáticas que agucem a capacidade do aluno para que este utilize a sua língua como um meio de comunicação e compreensão do ambiente em que vive.
O trabalho da poesia em sala de aula é de fundamental importância para o crescimento intelectual, pois esta aguça a capacidade cognitiva dos alunos,