Trabalho de ergonomia - tema: operadores de telemarketing
Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Atualmente, o termo foge deste corpo, ao abranger também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e o suporte técnico por telefone. Ele é feito por empresas especializadas em trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados call centeres ou centrais de atendimento, chamadas de SAC - Serviço de Atendimento ao cliente, permitindo variantes, como o SAT - Serviço de Atendimento ao Telespectador.
Na década de 80, o serviço se expandiu para outras áreas, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez. Isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988. A partir daí foi se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias de políticas e vendas do país.
O telemarketing está presente praticamente em todos os segmentos de nosso sistema econômico-financeiro, desde bancos, concessionárias, serviços de saúde, de transporte aéreo, de crédito, de telefonia móvel e fixa, de comunicação, delivery, etc. Todos os campos de trabalho tem espaço para o telemarketing. Este mercado veio crescendo desde o ano 2000 e cresce gradativamente a cada ano.
Telemarketing é Record de Doenças Ocupacionais
A função do Operador de Telemarketing é exercida utilizando ferramentas de trabalho como o headset e o computador, no qual registra e cadastra todo o seu trabalho. Essa configuração aliada à organização estrutural e funcional do trabalho fez com que a categoria esteja exposta à LER (Lesão por Esforços Repetitivos), DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), Transtornos Mentais e PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), além de fadiga relacionada aos movimentos musculares, ao esforço postural, visual, vocal e à alta