trabalho de epistemologia
René Descartes
René Descartes (1596-1650), foi um filósofo muito importante para a fundação das ciências modernas, colocando em dúvida muitas verdades impostas por outros filósofos de sua época, rompendo com a visão filosófica do senso comum em construir um conhecimento verdadeiro, trazendo novas perguntas e respostas ao mundo filosófico e científico.
Descartes foi um marco para comunidade filosófica e científica através de suas meditações. Formulando o método de busca de um conhecimento que ele afirmava ser verdadeiro ,único e universal. Através de sua obra literária o Discurso sobre o Método, foi fundada uma nova maneira de conhecer as coisas, através da dúvida metódica partindo do pressuposto que nada é real duvidando de todas as coisas até que o digam o contrario. Ele acreditava que um raciocínio bem conduzido nos levaria á um conhecimento perfeito.
O processo usado por Descartes para adquirir um conhecimento verdadeiro era a dedução, usando o princípio racionalista e o método lógico dedutivo.
Através de suas Meditações (1641) que foram seis ao total, a seu principal objetivo era responder á questões fundamentais como a existência de DEUS e a imortalidade da alma.
Na sua primeira meditação, ele começa duvidando de tudo, do mundo e todas as coisas existentes.
"Faz alguns anos já, dei-me conta de que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que sobre elas construir. (...) É em boa hora que, a mente desligada de todas as preocupações, no sossego seguro deste retiro solitário, dedicar-me-ei por fim a derrubar seria livre e genericamente minhas antigas opiniões".
“a dúvida geral liberta o pensamento dos pré-julgamentos do senso comum e prepara o caminho para o espírito desligar-se dos sentidos, impedindo que haja qualquer dúvida após o estabelecimento da verdade”.
Logo Descartes descobre sua primeira verdade inquestionável através da primeira meditação, “enquanto