Didática, a aula como centro
DIDÁTICA, A AULA COMO CENTRO Maria Magnólia Gomes
A escola, hoje em dia, já não é mais o lugar exclusivo para a prática da leitura e da aprendizagem. O avanço tecnológico, o advento da internet, o computador, o rádio, a TV promoveram e continuam promovendo a transformação da concepção do mundo e diminuindo as distâncias entre os espaços do conhecimento.
O texto DIDÁTICA, a aula como centro ( MASSETO; MARCOS, 1997), reúne informações relacionadas aos desafios que cada vez mais marcam a elaboração de um planejamento que contemplem efetivamente a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais.
O autor expõe, detalhadamente, as diferentes etapas de um plano de ensino, a começar pela identificação que, segundo ele, aponta as características, discrimina a que disciplina ou atividade se refere, quais as condições básicas em que será realizado, para quantas turmas, quem é o professor responsável, carga horária, etc.
A etapa seguinte apresentada pelo autor são os objetivos, apontados pelo mesmo como metas estabelecidas ou resultados previamente determinados que indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como conseqüência de seu desempenho em atividades apresentadas, onde esses objetivos chegariam ao aluno como resultado esperados. Existem diversos tipos de objetivos que abrangem áreas distintas do processo de aprendizagem segundo o autor são eles: Objetivos gerais, objetivos específicos, objetivos de conhecimento, objetivos de habilidades e objetivos de atitudes; e que em um planejamento estes objetivos devem ser tratados separadamente além de serem registrados com garantia e condições reais a serem executados e aprendidos.Também o autor apresenta algumas características desejáveis em um objetivo para que o plano possa ser apresentado com eficiência,Realismo, viabilidade, especificidade e perspectiva em relação ao