Trabalho Epistemologia
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DISCIPLINA = EPISTEMOLOGIA
PROFESSOR = LUIZ FERNANDO BIASOLI
SEMESTRE 2014 /01 – SALA E-319
HERMENÊUTICA, A ARTE DA INTERPRETAÇÃO
Por:
Guilherme Decimo Marcelo Veles Lais Boff
Daiana Heck
Alexandro Iob
Anderson Pessuto
Caxias do Sul, 15 de Janeiro de 2014
1. RESUMO
Este trabalho procura nos instigar e analisar ideias propostas por Hans- Georg Gadamer que, entre tantos outros autores renomados pela história, contribuiu para a formação do que hoje conhecemos como hermenêutica.
Gadamer procura demonstrar em seu cerne de teorias é o de como sair do círculo fechado das opiniões prévias e que a proposta é manter um constante interpretar até que os conceitos prévios, ao longo do que o autor procura mostrar, sejam substituídos por outros conceitos novos, mais adequados com o ambiente em que se encontra.
2. INTRODUÇÃO
Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional - que inclui hermenêutica Bíblica - se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito. A hermenêutica moderna, ou contemporânea, engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como proposições, pressupostos, o significado e a filosofia da linguagem, e a semiótica. A hermenêutica filosófica refere-se principalmente à teoria do conhecimento de Hans-Georg Gadamer como desenvolvida em sua obra "Verdade e Método" e algumas vezes a Paul Ricoeur. Consistência hermenêutica refere-se à análise de textos para explicação coerente. Uma hermenêutica (singular) refere-se a um método ou vertente de interpretação.
Hans-Georg Gadamer é a figura decisiva no desenvolvimento da hermenêutica no