TRABALHO EPISTEMOLOGIA
UNVERSIDADE DE FORTALEZA
SEMESTRE: 1º
TURMA: 58T24AB
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E EPSTEMOLOGICOS EM PSICOLOGIA
ASSUNTO: “ Filme A Ilha”
PROFESSORA: HELENI BARREIRA
RENATA QUEIROZ SINDEAUX DE CASTRO
FORTALEZA –CEARA- 21 DE AGOSTO DE 2013
RENATA QUEIROZ SINDEAUX DE CASTRO
Trabalho apresentado como requisito para a disciplina de
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS EPSITEMÓLOGIA
HELENI BARREIRA
FORTALEZA, Ceará,21 de Agosto de 2013
1)A concepção racionalista-afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições, que determinam a natureza e as propriedades de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado.
A concepção empirista-afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente o papel de verificar e confirmar conceitos, mas tem a função de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.
A concepção construtivista– considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. O cientista combina dois procedimentos – um vindo do racionalismo, e outro, vindo do empirismo – e a eles acrescenta um terceiro, vindo da ideia de conhecimento aproximativo e corrigível.
A concepção