Trabalho de empregabilidade e plano de desenvolvimento pessoal
MBA – LOGÍSTICA EMPRESARIAL
PROFª VERA LÚCIA DE SOUZA, MESTRE
ANDRÉ LUÍS SILVESTRE ARRUDA
Agradecimento a Mestre Vera.
“...o acaso vai nos proteger enquanto nos andarmos distraídos...”
Introdução
Peter I. Bijur, Presidente e CEO da Texaco, disse – “Os CEO’s costumam dizer que “as pessoas são nosso ativo mais importante” – e então iam em frente, conduzindo suas empresas com ferramentas financeiras abstratas ou mexendo na estratégia ou na organização”...e segue complementando – “Liderança significa aumentar o potencial humano”.
A empresa nada mais é que um grande organismo que responde as atitudes de seus líderes ao mesmo passo e intensidade que elas chegam em seus órgãos, cada mente de funcionário é um bem expressivo da empresa, assim como cada órgão é importante ao organismo como um todo, sem querer parecer Positivista. A liderança influi sobre o estado mental destas pessoas ajudando-as a entender e colaborar mais eficazmente com os objetivos da empresas e também frente aos colegas, clientes e acionistas, portanto influi decisivamente sobre as decisões tomadas por cada uma dessas mentes. Quanto melhor, mais clara a influência melhores as decisões.
O autoritarismo não pode obrigar as pessoas a colaborar efetivamente para um objetivo, à liderança cabe canalizar e direcionar toda essa força, essa energia, toda capacidade e criatividade para alcançar resultados almejados . Os líderes têm que efetivamente liderar e não mandar, obedecer limites de autoridade e respeitar personalidades e diferenças.
A motivação é sem dúvida um desafio, as organizações tem que aumentar a produtividade de seus parceiros. Na opinião de Daniel Vasella, CEO da Novartis, é um contrato onde de um lado o funcionário tem que estar desejoso em aprender e outra a organização está