Sustentabilida
O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado pela Comissão
Mundial sobre o Meio Ambiente, em abril de 1987.
Desenvolvimento sustentável é apresentado como “o desenvolvimento que preenche as necessidades do presente, sem comprometer a habilidade das gerações futuras de preencherem suas próprias necessidades” (ONU, 1988).
O Desenvolvimento Sustentável pressupõe interdisciplinaridade, na medida que sua evolução nos leva a trabalhar com três macro temas que compõe o chamado “triple bottom line”, ou seja, os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Responsabilidade Social Corporativa, às vezes também denominada
Cidadania Empresarial, pode ser entendida como o compromisso contínuo da empresa com o seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.
A Ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, promovendo ao mesmo tempo uma redução progressiva dos impactos ambientais e da intensidade do consumo de recursos ao longo do seu ciclo de vida, a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de suporte estimada da Terra.
“sustentabilidade é gerar valor nas dimensões econômica, social e ambiental através do própria atividade produtiva, criando condições para perenizar a empresa” PROBLEMAS
PROBLEMAS AMBIENTAIS
GROENLÂNDIA
CÍRCULO POLAR ÁRTICO
RÚSSIA
CANADÁ
ÁFRICA
SERRA
LEOA
Desertificação provocada pelo homem
Desmatamento em Áreas
Tropicais
Florestas Tropicais
Águas muito poluídas
BRASIL
NIGÉRIA
INDONÉSIA
ILHAS
SALOMÃO
ZAIRE
MADAGASCAR
LESOTO
Áreas afetadas pela chuva ácida
Áreas potencialmente afetadas pela chuva ácida
Cidades selecionadas com altos índices de poluição
Águas parcialmente