Uso de conteineres
Container é uma caixa, construída em aço,alumínio ou fibra criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
É um equipamento do veículo, transportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais. É provido de portas, escotilhas e aberturas que permitem seu estufamento e esvaziamento com facilidade, cumprindo os objetivos propostos para a sua criação e utilização.
Os containers são Identificados com marcas (como todos os volumes movimentados nesta área), números, definição de espaço e peso. As características de resistência e identificação visam dar ao container vantagens sobre os demais equipamentos para unitização, como segurança, inviolabilidade, rapidez e redução de custos nos transportes.
A Convenção CSC -IMO -(International Convention for safe Containeres) estabelece normas para segurança nas operações com containeres. Tem como objetivo facilitar o comércio, introduzindo regulamentos internacionais uniformes de forma a garantir um alto nível de segurança no transporte de containeres.
Todo contêiner utilizado em rotas internacionais deve ter uma placa CSC de Aprovação de Segurança válida, conforme acordado na Convenção Internacional para Segurança de Contêineres de 02-12-1972.
A Placa deverá conter as seguintes informações em língua inglesa ou francesa:
"APROVAÇÃO DE SEGURANÇA DA CSC"
País de Aprovação e Referência de aprovação:
Data (mês/ano) de fabricação:
Número de Identificação do Fabricante do Container ou o número atribuído pela Administração:
Peso Bruto operacional máximo (kg e Ib)
Peso de empilhamento permissível para 1,8g (kg e Ib)
Valor da Carga para teste de rigidez transversal (Kg Ib);
Espaço em branco para inclusão de outros valores, como: resistência das paredes laterais, inspeção, manutenção. etc.
Este equipamento é dotado de dispositivos