Trabalho de elasticidade
Economia
Exercícios sobre elasticidade
Prof. Alexandre Reis
NOME: Bruno
1. Conceitue e defina elasticidade preço da demanda (ε). Represente graficamente e explique as diferentes situações da demanda, com respeito à elasticidade preço.
A elasticidade-preço da demanda (Ed) mede a reação dos consumidores às mudanças no preço. Ed = variação percentual na quantidade demandada mudança percentual no preço
[pic] Demanda Elástica: Se a elasticidade-preço do bem for maior que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é elástica. Os consumidores são bastante sensíveis a variações no preço. Demanda Inelástica: Se a elasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. Os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço.
2. Suponha que os produtos A e B tenham ambos um aumento de preço de R$ 10,00. Em conseqüência, a quantidade demandada de A cai 10%, e a quantidade demandada de B cai apenas 5%.Nesse caso:
a)A demanda por A é mais elástica em relação ao preço do que a demanda por B. b)A demanda por B é mais elástica em relação ao preço do que a demanda por A. c)A e B têm a mesma elasticidade preço da demanda. d)Nada se pode dizer em relação à elasticidade preço da demanda dos dois produtos.
3. Explique, citando exemplos, os fatores determinantes da elasticidade preço da demanda de um produto.
- Substituição: Quanto mais bens substitutos tiverem para certo produto, este tem uma demanda mais elástica. Se não houver bens substitutos, a demanda é inelástica. - Tempo: Elasticidade de Curto-Prazo e Elasticidade de Longo-Prazo. Quanto mais tempo os consumidores tiverem para procurar substitutos, maior será a intensidade de sua reação. - Espaço: A elasticidade de um mercado é diferente da elasticidade de uma única firma. A elasticidade do