Trabalho sobre a teoria da elasticidade
Disciplina: CENÁRIO MICROECONÔMICO
Data:11/06/2012
Elasticidade: “demanda x preço” ao aumento da receita, ou mesmo na diminuição desta, pelo reflexo no faturamento das alterações sofridas em decorrência de variações no preço de uma mercadoria. Temos que a elasticidade pode ser definida como a razão entre a variação relativa da variável dependente “y” e a variação relativa da variável independente “x”. Essa variação demonstra a maneira como “y” responde às variações de “x”, sendo frequentemente usadas para medir o modo pelo qual a demanda ou a oferta respondem às variações no preço ou na renda. Conclui-se que, como as variações envolvidas são relativas, a elasticidade de uma função é uma grandeza adimensional, ou seja, traduz uma grandeza escalar pura, e não quantitativa.
Trazendo para o dito popular é a “lei da oferta e da demanda”. Lei da oferta e da demanda: O que é a lei da oferta e demanda?
A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores, defendem que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados.
Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, depende do preço, da quantidade e da tecnologia utilizada na fabricação dentre outros que estão relacionados aos produtos e serviços.
A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto. Mas nem sempre o fator determinante para a procura de um determinado bem ou serviço será o preço, pois o mesmo tende a sofrer alterações devido a qualquer desequilíbrio que possa existir entre a oferta e a procura, pode-se dizer então que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor (teoria da elasticidade), pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se