Micro e macro
INTRODUÇÃO
A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.
Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Economia que motivam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Mesmo não sendo de conformidade, como costumam acontecer em discussão de doutrinas econômicas, esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica, que combina os princípios da política macroeconômica Keynesiana com os princípios da teoria microeconômica Walrasiana.
Nesta parte introdutória será visto alguns pontos da Ciência Econômica: * Rentabilidade; * Rentabilidade da firma e a macroeconomia brasileira; * Mercado; * O que é demanda e como prevê-la; * Estruturas de mercado; * Produção e produtividade; * Como analisar os custos da firma? Como considerar produção e custos de forma conjunta; * A firma competitiva; * Pontos de equilíbrio da firma (contábil, econômico e financeiro); * Aplicação dos conceitos microeconômicos. Estabilidade de preços; * Índices econômicos.
1.1 MACROECONOMIA E RENTABILIDADE
Podemos entender a administração econômico-financeira de uma firma como uma espécie de Economia Aplicada, norteada por conceitos econômicos que se utiliza de práticas (sistemas e métodos) das Finanças.
A finalidade racional de uma empresa é o lucro. O lucro total L é dado pela diferença entre a receita R e os custos C. Obter R$ 15.000,00 de lucro é ter rentabilidade econômica? O