Trabalho de economia
1-) Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e fisiocratas ?
R: Para os mercantilistas, eles acreditavam que um país para ser considerado rico deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro que para os mercantilistas o país seria rico se tivesse uma quantia enorme de ouro estocado, mais que outros países.
Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riquezas em um país era através de atividades agrícolas, segundo eles as demais atividades não agregavam valor, apenas faziam transformações na mercadoria (matéria prima) em outra (bens finais), enquanto que a agricultura podia gerar uma gama infinita de produtos sem precisar de matéria prima.
2-) Quem foi o destacado economista clássico. Quais suas principais ideias?
R: Foi Adam Smith. Foi um dos principais pensadores sobre o liberalismo e da teoria valor-trabalho.
3-) O que diz a teoria das vantagens comparativas. Quem foi seu autor?
R: Segundo a teoria comparativa, enquanto há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada pais se especialize na produção do bem o qual apresenta mais vantagem produtiva. Seu autor foi David Ricardo.
4-) Qual a diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva.
R: Na lei de Say “a oferta cria sua procura” o aumento da produção de se transforma em renda para trabalhadores e empresários sem a intervenção do estado. No principio keynesiano faz-se necessário a intervenção do estado por não haver uma força de auto ajustamento para regular os fluxos real e monetário da economia.
5-) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetarista, fiscalistas, pós-keynesiano, marxista e institucionalistas.
R: monetaristas: privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado;- fiscalistas: recomendam o uso de políticas