Ensaio teórico de monografia 5s
Delimitação do tema: Tratamento de Resíduos em um frigorifico bovino X localizado no município de Barra do Bugres no setor de Evisceração.
Problema: Como o frigorifico X realiza tratamento de resíduos no setor de evisceração?
Hipóteses: O frigorifico X não trabalha com aplicação de P+L
Ensaio Teórico
Produzir limpo custa caro? Não. O que custa caro é o contrário. A poluição, por exemplo, sempre resulta em perda de matéria-prima ou energia, com indesejáveis efeitos diretos sobre os custos da empresa. É mais barato fazer a coisa certa desde o começo do que consertar depois. E olhe que, em alguns casos, não é possível consertar o estrago.
A produção mais limpa, portanto, deve estar no centro do pensamento estratégico de qualquer empresa. De um lado, ela traz, comprovadamente, benefícios econômicos: evita perdas, quase sempre danosas ao meio ambiente, e reduz custos o que, por sua vez, influencia a posição competitiva do negócio. De outro lado, a empresa que produz limpo tem sua imagem em harmonia com a comunidade e a cidadania, uma associação poderosa capaz de reforçar a posição competitiva.
O ponto de partida da produção mais limpa é, dessa forma, internalizar na empresa a percepção de vantagens inerentes à mudança de procedimentos e atitudes. Despertada a consciência coletiva sobre a preservação do meio ambiente e quanto aos riscos para a sustentabilidade das gerações futuras, embutidos em ações predatórias no uso dos recursos naturais, surge a pergunta: quem seriam os responsáveis pela implementação do programa de P+L (Produção mais Limpa) nas empresas?
A responsabilidade é de todos os integrantes da empresa, tanto os que atuam internamente, como os que fazem parte da cadeia produtiva de fornecedores a distribuidores e até mesmo os clientes.
Em síntese, o de P+L pode ser usado como uma ferramenta para melhoria da gestão ambiental