ELASTICIDADE E SUA APLICAÇÃO
Elasticidade: É a respostas dos consumidores ou vendedores às mudanças das condições do mercado.
Elasticidade da Demanda:
Veremos o que influencia os consumidores quando ocorre mudança de preço de um bem
- Disponibilidade de produtos substitutos.
- Pode variar a elasticidade dependendo se o bem é necessário ou supérfluo.
- Definições do Mercado, se é restrito ou amplo.
- Horizonte de Tempo. a demanda é mais elástica em tempos mais longos
Elasticidade Renda da Demanda: Mede a quantidade demandada que varia de acordo com a renda do consumidor
Elasticidade-Renda da demanda = Variação da demanda/variação da renda Elasticidade-Preço Cruzada da demanda:Mede o quanto varia a demanda de acordo com o preço de outro bem.
Elasticidade da Oferta: Variação dos bens oferecidos, influenciados por fatores como isumos utilizados, avanços tecnológicos, etc.
A oferta geralmente é mais elástica a longo prazo, pois em longos prazo as empresas podem abrir novas fábricas e aumentar seu potencial, além disso, novas empresas podem entrar no mercado e antigas podem fechar.
4. OFERTA E DEMANDA
A lei da oferta e da demanda diz que o preço de qualquer bem ou serviço ajusta-se para trazer a quantidade demandada desse bem ao equilíbrio. Para saber como a economia será afetada por um acontecimento precisa-se pensar nos seus impactos sobre a oferta e a demanda.
A quantidade ofertada de um bem é positivamente relacionada com o preço, enquanto a quantidade demandada dele tem relação negativa com esse.
Pode-se deslocar a curva de oferta através de: 1) variação nos preços dos insumos necessários para a produção do bem; 2) desenvolvimento da tecnologia; 3) expectativas quanto ao aumento ou diminuição do consumo do bem em questão; 4) alteração no número de vendedores.
Já a curva de demanda pode ser deslocada por: 1) flutuações na renda (deve-se observar ainda se o bem é um bem normal ou inferior); 2) alterações nos