Trabalho de ECR
O objetivo neste trabalho é apresentar de forma sintética um movimento do setor de artigos de consumo em massa chamado Efficient Consumer Response (ECR), ou em português Resposta Eficiente ao Consumidor, que está transformando as relações de negócio entre os integrantes da cadeia de distribuição de produtos de consumo em massa. A implementação total das grandes estratégias que sustentam o ECR e de suas incontáveis ferramentas implica na mudança de paradigmas e reorganização das estruturas empresariais.
Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo.
Durante a década de 80, inúmeras transformações afetaram o relacionamento existente entre as diversas organizações que operam ao longo de uma mesma cadeia de valor agregado. A reestruturação de empresas em busca de maiores níveis de qualidade e produtividade, a globalização dos mercados e o surgimento de novas tecnologias de processamento e transmissão de dados desempenha um papel fundamental na mudança das práticas tradicionais de negócios.
Paralelamente a estas transformações, houve o deslocamento do poder de barganha da indústria para o varejo em diversos setores, inclusive no setor alimentício, onde atualmente o elo mais forte do canal de distribuição são os supermercados. É claro que todas estas transformações acirrariam a tradicional rivalidade entre produtores e varejistas. No entanto, percebe-se que a penetração cada vez mais rápida em novos mercados, passam cada vez mais pela adoção de novas estratégias de gestão da distribuição entre os elos da cadeia de suprimentos.
De maneira ampla, o conceito ECR, engloba ferramentas tecnológicas e ações práticas, com o objetivo de estreitar e aperfeiçoar o relacionamento entre a indústria e o comércio, tendo a finalidade de prestar melhores serviços ao cliente.
ECR no Brasil
O conceito de ECR está sendo difundido no Brasil, mais efetivamente