ESCOLA CICLADA: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CAMPUS “JANI VANINI”
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO 2º SEMESTRE
DOCENTE: OROZINA C. DE FREITAS.
ESCOLA CICLADA: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO.
Discentes: Lourença Mª Nunes Mendes
Cáceres-MT, Junho 2009.
ESCOLA CICLADA: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO.
Lourença Mª Nunes Mendes1
Este artigo aborda aspectos da organização da escola em ciclos formação e a importância do professor articulador e o professor regente, com base na teoria das Representações Sociais e em estudos referentes aos ciclos. A Organização por Ciclos de Formação Humana é a Política Educacional para o Ensino Fundamental proposta pela Secretaria de Estado de Educação para atender os alunos das escolas públicas estaduais, esta forma de organização do Ensino Fundamental, com nove anos de duração está regulamentada pela Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Nº. 9394/96 de, com adequações para o Estado de Mato Grosso pela Resolução 262/002/CEE/MT.
A Escola Ciclada é a nova maneira das escolas públicas estaduais se organizarem para oferecer aprendizagem de qualidade às crianças e aos jovens. As turmas e os currículos não são mais organizados em séries anuais (1a a 8a série), mas em ciclos.
A Escola Ciclada amplia o Ensino Fundamental para 9 anos, definindo o início da escolarização aos 6 anos de idade. Cada Ciclo de Aprendizagem dura três anos. O I Ciclo vai dos 6 aos 9 anos (infância); o II Ciclo vai dos 9 aos 12 anos (pré-adolescência); e o III Ciclo vai dos 12 aos 15 anos (adolescência). O quadro abaixo pode mostrar com mais clareza o processo de enturmação na Escola Ciclada, tendo como critério as idades aproximadas:
Ciclos