Trabalho ecr
Nas duas últimas décadas, a indústria de supermercados foi significativamente afetada por várias mudanças. Entre elas incluem-se o aumento da competição no setor principalmente com a criação de formatos alternativos de varejo (Clubes de Compras, Supercenters); margens de lucro decaíram; alterações demográficas, dos estilos de vida, e dos padrões de demanda dos consumidores; e a industria também reconheceu sua ineficiência, com estoques excessivos, informações inexatas, e atividades administrativas desnecessárias (Whipple,1999).
Assim o setor se viu diante da necessidade de diversas mudanças em suas estratégias de marketing, de processos logísticos e de trabalho, de modelos de comunicação e de utilização da informação no sentido de obter melhorias de suas atividades. O ponto mais importante desta reação é observado no movimento ECR que se iniciou nos Estados Unidos e tem se difundido globalmente.
Entre alguns dos componentes mais importantes para o sucesso da difusão e sucesso do ECR, temos uma melhor e mais ampla utilização das informações; uma maior capacidade de organização; uma revisão nos conceitos de parceria, principalmente para uma evolução das negociações no estilo ganha-ganha, uma melhor definição das metas; e finalmente a confiança deve ser total entre os membros da cadeia logística, visto que o ECR irá buscar principalmente a troca de informações entre parceiros. Este trabalho pretende mostrar as vantagens para a empresa ASG implantar o ECR. Focalizando os aspectos relacionados ao tempo e a flexibilidade que são fundamentais para a sobrevivência das empresas nos dias de hoje.
Conclusão
O processo de implantação das estratégias do ECR ainda esta ocorrendo em grandes redes de supermercados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, em muitas redes médias e pequenas, este processo ou está em fase inicial ou ainda está nos planos de seus gerentes. Nestes últimos como observado por Miranda & Ghisi (1999). Entre