Doenças cromossômicas
Doenças Cromossômicas
NOME: N:
Síndrome de Down
O que é Síndrome de Down?
Trata-se de um distúrbio genético, resultado da trissomia do cromossomo 21. Esse tipo específico de trissomia causa retardo mental e algumas características físicas próprias. As chances de ter um bebê com Síndrome de Down é maior quanto mais tarde a mulher engravidar.
Essa trissomia é a mais comum entre as que existem e cerca de 95% dos casos de distúrbio genético causado por trissomia são de Síndrome de Down. O diagnóstico é feito com base nas características físicas em comum que todas as crianças com a síndrome apresentam.
Apesar das características que eles desenvolvem em comum, é importante lembrar que os portadores também herdam características físicas de seus pais, que definem a cor da pele, do cabelo, dos olhos, enfim, tudo que o caracteriza, assim como em qualquer criança.
Principais características da Síndrome de Down
- Parte traseira da cabeça achatada;
- Língua proeminente;
- Olhos ligeiramente puxados;
- Orelhas proporcionalmente menores e mais baixas;
- Uma única prega na palma das mão, na transversal;
- Pescoço mais largo;
- Mãos e pés pequenos e grossos
- Dedos curtos;
- Dedo mindinho das mãos com uma falange a menos, ou seja, há apenas uma dobrinha que divide as duas falanges existentes.
Tratamentos para Síndrome de Down
Não se trata de métodos para curar, mas sim para dar à criança condições de se desenvolver melhor. Como a maioria tem problemas no desenvolvimento psicomotor e para falar, é necessária muita atenção da família e auxílio de profissionais como fonoaudiólogos e terapeutas.
Os cuidados são os mesmos que se dá a uma criança normal: o portador da trissomia deve ser estimulado como todos os outros, mas pelo fato de ter mais