Trabalho De Economia 2
GESTÃO
MEG
Samuel Bezerra Silva
2 Semestre de Administração
Juazeiro do Norte –CE
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
O Modelo de Excelência da Gestão permite avalia o grau de maturidade da gestão, o processos gerenciais da empresa e os resultados. O modelo, proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização.
Quando Utilizamos o MEG, as Empresas alinha os recursos, identifica os pontos de oportunidades e de melhoramento, aprimora a produtividade de suas ações, podendo se preparar para que os seus alvos sejam atingidos. Há também, vários tipos de Fundamentos de Excelência, esses conceitos reconhecidos mundialmente e demonstrar os processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em empresas, ou seja, as empresas que buscam, constantemente, aprimorar e adaptar-se às mudanças que o mercado nos proporciona. É importante colocar as diferenças existentes entre excelência e perfeição. O modelo conduzirá a empresa, que queira trata de aspectos relevantes que devem ser analisados pelas organizações, onde a forma como cada uma faz é muito própria e específica para cada empresa que adapta e utiliza instrumentos e métodos que melhor correspondem à sua realidade da empresa.
O MEG garantem à organização uma melhor concepção de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. Os critérios resume a organização, que é um sistema integrante, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão da gestão organizacional.
Os Fundamentos
Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão,