Trabalho Economia 2
CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
1. Entre as questões-chave da economia, a da justiça distributiva é que envolve aspectos de maior complexidade, sob os pontos de vista ético, social e político. Explique por quê. (1.0 Ponto)
Justiça distributiva refere-se a distribuição de renda no país. Nosso país está crescendo economicamente, mas ao mesmo tempo este crescimento favorece a uma pequena parcela da população. Não é correto aceitar que muitos vivam em miséria enquanto outros vivem em opulência. Cria-se, dessa forma, injustiça social, o que favorece a criminalidade, insegurança, medos. É necessária, por parte do estado, uma política nacional de rendas, em que as pessoas que produzem na linha de frente sejam mais bem remuneradas.
Quem trabalha, mais para produzir o bolo da renda nacional deve saber um pouco mais por isso.
2. O que significa justiça distributiva – ou, mais diretamente, que critérios se poderiam estabelecer para que esta questão-chave possa ser considerada como minimamente equacionada? (1.0 Ponto)
Poderíamos citar como critérios:
•Participação na produção da renda nacional.
•Aumento geral da produção para que a renda aumente e conseqüentemente a renda do menos favorecido aumente.
3. O beneficio próprio, a cobiça e ambição individual são socialmente nocivos? Justifique seu ponto de vista, mostrando os conflitos ou convergência entre vícios privados e benefícios públicos. (1.0 Ponto)
Beneficio próprio, cobiça e ambição individual são males sociais. Tais sentimentos colocam os valores de uma pessoa em níveis baixos. Para satisfazerem aspirações pessoais são capazes de subjugar outras pessoas.
Esses três elementos levam ao egoísmo e ao desejo de obter vantagem em tudo, se pode citar como exemplo, uma pessoa que corta a fila em um banco, ou o empresário que sonega imposto com o intuito de obter mais lucros. Tais
sentimentos só levam á deterioração do bem-estar da sociedade.
4. Cite pelo menos três razões que