trabalho de ecai
O Uso da Curva ABC nas Empresas
Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.
A Forma ABC Uma análise ABC ou 80 – 20 consistem da divisão dos itens de estoque por três grupos de acordo com o valor de demanda, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo quando se tratarem de produtos em processo ou matérias-primas e insumos. O valor de consumo ou valor de demanda é determinado multiplicando-se o preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda. Assim sendo, como resultado de uma típica classificação ABC, surgirão grupos divididos em três classes, como segue:
• Classe A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo.
• Classe B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário.
• Classe C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.
Nesta classificação ABC de itens de estoque tida como típica apresenta uma configuração na qual 20% dos itens são considerados A e que estes respondem por 65% do valor de demanda ou consumo.
Os itens B representam 30% do total de número de itens e 25% do valor de demanda ou consumo.
Tem-se ainda que os restantes 50% dos itens e 10% do valor de consumo serão considerados de classe C. É importante observar que o princípio ABC no qual uma pequena percentagem de itens é responsável por uma grande percentagem do valor de demanda ou consumo o que normalmente ocorre.
Uma análise ABC deve obrigatoriamente refletir a dificuldade de controle de um item e o impacto deste item sobre os custos e a rentabilidade, o que de certa maneira pode variar de empresa para empresa. Deve-se ter em mente ainda que, apesar da análise ABC ser usualmente ilustrada