População brasileira e a atividade física
BEATRIZ VALÉRIA, BRENDA BALBINO - 2001
POPULAÇÃO BRASILEIRA E A ATIVIDADE FÍSICA
RIO DAS OSTRAS - RJ
2014
INTRODUÇÃO
A atividade física regular está diretamente ligada à saúde e bem-estar, porém a população brasileira e a atividade física estão bem distantes uns dos outros, pois a maioria dos brasileiros não pratica exercícios por falta de tempo e de segurança, e condição financeira.
Devido a isso, cada vez mais brasileiros têm se tornado sedentários e obesos, prejudicando muito sua saúde.
POPULAÇÃO BRASILEIRA E ATIVIDADE FÍSICA
Nos dias atuais, devido ao grande movimento nas capitais e no interior do Brasil, a maioria da população acaba passando horas nos transportes públicos no deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. Esse tempo poderia ser utilizado para a prática de atividade física, mas não é bem assim.
Outra principal causa da falta de exercícios é a condição financeira. A inatividade física é mais prevalente em mulheres, idosos, indivíduos de baixo nível sócio-econômico e incapacitados.
A dupla jornada das mulheres que trabalham fora e também cuidam da casa dificulta a prática de esportes. A falta de segurança nos bairros também tem sido um empecilho para a atividade física, pois muitas pessoas têm medo de caminhar ou passear de bicicleta nas ruas, devido à crescente violência.
Essa rotina pesada que tem feito parte do dia-a-dia do brasileiro faz com que eles se alimentem de forma irregular, causando diversos problemas de saúde, psíquicos e prejudicando até o desempenho escolar.
Os brasileiros que possuem uma renda melhor têm um maior conhecimento dos benefícios da atividade física para sua saúde, e acessam com maior facilidade os clubes, parques e estádios, Além disso, passam menos horas presos no trânsito - ou seja, encontram tempo e disposição para se exercitarem
A falta de atividade física pode ser considerada uma epidemia e é tão grave que