Guia alimentar
Danielli Carolina Fiamoncini*
Júlia Louise Rawietsch**
Laís Aparecida Soares***
Roberta Darugna****
Raquel Kerpel*****
RESUMO
O Brasil assim como outros países em desenvolvimento, atualmente vem sofrendo com a transição nutricional devido à má alimentação. Esta vem sendo causada muitas vezes pela falta de informação da população que não tem hábitos alimentares saudáveis. Contudo a má alimentação vem contribuindo de forma expressiva para um auto-índice da prevalência da obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis, que, além de ter um grande impacto na qualidade de vida, sobrecarregam significativamente o Sistema Único de Saúde. O Guia Alimentar da População Brasileira é de suma importância na orientação de escolhas de alimentos mais saudáveis, sendo ele desenvolvido para atender a população a partir de dois anos de idade.
Palavras - chave: Transição nutricional. Doenças crônicas. Guia alimentar.
1 INTRODUÇÃO
Os Guias Alimentares são um conjunto de recomendações e normas dirigidas á população em geral, com a finalidade de promover uma alimentação saudável¹.
O desenvolvimento dos Guias Alimentares permite o aproveitamento dos recursos existentes, possibilitando maior impacto sobre a saúde e o bem-estar da população. Os Guias Alimentares devem ser desenvolvidos em um enfoque participativo, multisetorial e interdisciplinar, baseado nas metas e nas recomendações nutricionais de cada país e a partir de um diagnóstico de saúde, alimentação e nutrição¹.
Baseado no cenário epidemiológico atual ( transição epidemiológica e nutricional ), nas evidências científicas, bem como na responsabilidade governamental em promover a saúde e incorporar as sugestões da Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção da