Turismo religioso
por ...
Resumo
O artigo apresentado tem a seguinte função de apresentar o Turismo Religioso no Brasil, que é um segmento aonde pessoas se deslocam por razões religiosas ou participar de eventos de cunho religioso e que vem demonstrando uma expansão notável.
Apresenta a sua historia, particularidades, costumes e o quanto o setor influencia na economia e no fator social nas localidades envolvidas. Discute sobre a melhoria na infra-estrutura e equipamentos preparados para a função designada.
Palavras Chaves: Turismo; Religião; Desenvolvimento; Sociedade
Introdução Turismo nada mais é a deslocação de pessoas; podendo variar de apenas uma pessoa a milhares. É considerado um fenômeno econômico, cultural e social, envolvendo justamente as pessoas. Um ramo das ciências sociais, que tem o poder de modificar por completo a região aonde é explorado.
De acordo com o dicionário Michaelis, Turismo é “Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertem interesse” 1, já o dicionário Aurélio define como “viagem de recreio. Conjunto de serviços destinados a promover e orientar, industrial e comercialmente, esse tipo de atividade.” 2 Por todo o mundo, a fé e a tradição espiritual local são continuadas de geração em geração, passando por séculos em grupos de diversas proporções, tendo um das suas principais funções à distribuição de seus fundamentos e objetivos. Países que possuem uma maioria geral da sua população afiliada a uma religião ou credo, a demanda e os locais específicos religiosos e com uma possível ligação turística é maior. O Turismo Religioso é um segmento novo, pouco experimentado no mundo, aonde Turismo e Religião podem se unir com o intuito de informar, desenvolver, enriquecer socialmente e culturalmente uma região. Abrangem acordos, empreendimentos, negócios e lucros,