Turismo Religioso
Um dos mais populares tipos de turismo é o religioso. Ele é movimentado pela fé popular, crença e religião dos turistas. Realizado em locais de grande importância religiosa para, geralmente, homenagear uma figura sacra* como padroeiros e santos, fazer e agradecer preces atendidas, participar de eventos de significado religioso e até mesmo pagar penitências.
Sua sustentabilidade se encontra em dois aspectos:
Para que a cultura religiosa não perca seu sentido enquanto manifestação de fé;
Para que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, perdendo sua essência.
Por se tratar de um segmento que apresenta um crescimento significativo em decorrência da necessidade do homem de ampliar sua visão de mundo e refletir sobre a sua própria condição, essa atividade turística poderá ser responsável pelo incremento positivo da economia, da cultura e da qualidade de vida da população local de cidades ao qual seus principais atrativos estão relacionados ao turismo religioso.
Alguns exemplos de destino deste segmento e atrativos são:
Aparecida do Norte – SP
A cidade ficou famosa pelo relato religioso de que três pescadores que, ao lançarem as suas redes, quase em desistência pelo resultado fraco de suas anteriores tentativas, acabaram por fisgar uma imagem de Nossa Senhora. Logo após o feito, a pesca tornou-se abundante. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é uma das mais conhecidas entre os fiéis brasileiros. A Catedral-Basílica, também conhecida por “Basílica Nova” fica na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, recebe cerca de 8 milhões de romeiros por ano e tem capacidade para abrigar cerca de 75 mil fiéis.
Sua infraestrutura conta com ambulatórios, sala de batizado, capela de penitência, sala de promessas, berçário e salão para refeições, além de bazar e exposição, museu e estacionamento.
Nova Trento – SC
Após a beatificação de Madre Paulina, a cidade de Nova Trento recebe inúmeros visitantes que vão para