Trabalho de direito empresarial
A ÉTICA NOS NEGOCIOS EMPRESARIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Introdução
Ética é uma palavra que todos sabem o que é, mas que não é fácil de explicar. É o juízo de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.
A ética tem, portanto, reflexos simultaneamente individuais e sociais. Agir eticamente é construir o próprio caráter em direção à virtude e também construir o bem comum tal como o entendeu em nosso meio. A sustentação das empresas tem como um de seus pilares as relações éticas, a qual facilita a sua permanência no mercado.
A idéia inspiradora e motivadora da gestão responsável de uma empresa deve ser a sua reputação, ou seja, ser publicamente reconhecida como uma empresa ética e socialmente responsável, empenhada em salvaguardar os direitos humanos e atentos às questões sociais e ambientais.
No contexto empresarial devemos educar a nossa vontade para não invadirmos A educação da nossa vontade deve passar por um equilíbrio entre o que eu posso e o que eu não posso fazer no coletivo, somos seres sociais e precisamos prestar atenção às nossas atitudes. Quando vivemos em um ambiente profissional que há um conjunto de princípios e valores definidos que sejam partilhados, as chances de sermos éticos são muito maiores.
IFPR - Instituto Federal do Paraná Curso: Técnico em Administração, Módulo I, Etapa I, Alunos: Ana Lucia Santos de carvalho Rafaela Marys S. de Carvalho Bira
A ÉTICA NOS NEGOCIOS EMPRESARIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Desenvolvimento
Quando ampliamos nossa visão sobre o real significado da palavra concorrência, verificamos uma série de valores que podem representá-la e que não se limitam tão