TRABALHO DE DIREITO Ass Dio
ASSÉDIO MORAL – O QUE É?
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações de humilhação e constrangimento, repetidas e prolongadas durante o período de trabalho e no exercício de suas atividades.
Acontece geralmente nas relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, onde predominam condutas negativas e relações desumanas e antiéticas de longa duração. Nota-se este tipo de conduta nos tratos de um ou mais chefes em relação a um ou mais subordinados. Assim, ocorre a desestabilização da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido
Assédio Moral em relação ao sexo feminino: é uma espécie de perseguição no local de trabalho, que é feito pelo empregador. chefes, ou colegas de trabalho.
Pode se manifestar, por fala, palavra, gestos, que ofendem a dignidade e a auto-estima das pessoas.
Pode-se manifestar pela exposição da vítima a situações de constrangimento e humilhações durante a rotina de trabalho.
Com a mulher se observa violências como: submeter, proibir a fala, controle do tempo e freqüência nos banheiros, suspensão por falta de cestas básicas. A mulher pode ser visada, isolada, criticada, ser chamada de incompetente. Muitas vezes a vítima é forçada a pedir demissão.
Assédio Moral em relação ao sexo masculino: ao atingir a sua virilidade, a vitima é escolhida e isolada do grupo sem explicações, passando á ser ridicularizada, inferiorizada, culpada e desacreditada.
O QUE NÃO É ASSÉDIO MORAL
Existem atividades inerentes ao contrato de trabalho que devem ser exigidas ao trabalhador. É normal haver cobranças, críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho e/ou comportamento específico