Trabalho de Direiro
1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Depois de analisar os argumentos apresentados pelo texto e verificando os pontos principais citados por ele, posso dizer que se estivesse que escolher entre o regime presidencialista ou o regime parlamentarista, escolheria o regime parlamentarista, pois sabemos que no regime presidencialista da mesma forma como em uma monarquia onde todo o poder é concentrado no rei, no regime presidencialista todo o poder é centralizado no presidente e esta pode tomar todas as decisões e retirar do poder aqueles que ele não quer mais. Porém o regime parlamentarista é vivenciado por nosso pais nos dias atuais e que nada mais é do que o regime com seu poder concentrado nos parlamentares que são senadores e os deputados que são representantes do povo, levando junto de nossas autoridades nossas insatisfações e solicitações de melhorias. Escolhi o regime parlamentarista, pois eles são os responsáveis por votar e aprovar ou não aprovar leis e ementas para o beneficio de todos e não somente de uma minoria.
Na teoria ou na prática, bem ou mal aplicado, o presidencialismo revela sempre a sua inferioridade. Na melhor das hipóteses, fazemos as escolhas pelos seus antecedentes morais e pela sua orientação acerca do problema que mais precisamos que seja realizado e a simpatia no momento da eleição. Quando se tivesse acertado em tudo isso, nada garantiria o mérito da escolha, no dia seguinte ao da sua realização, diante de problemas novos e imprevistos, que a cada instante estão aparecendo. O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela