trabalho de didatica
2. Programa escolar oficial: é um guia que traça em linhas gerais os fins e conteúdos da ação educativa para um determinado grau de ensino, definindo conceitos e habilidades fundamentais. Este guia curricular visa dar uma unidade ao trabalho dos professores de um estado ou município.
Programa pessoal de cada professor: é o plano de ensino de cada professor, seus objetivos são especificados de acordo com o nível de desenvolvimento e as aprendizagens anteriores dos alunos.
3. A organização do conteúdo Os conteúdos têm de ter organização, devem apresentar uma sequencia. A ordenação dos conteúdos é feita em dois planos: O plano temporal, que dispõe os conteúdos ao longo das séries, considerando assim organização vertical do currículo, acontece quando relaciona- se experiências de uma série com a outra mais avançada. O segundo é o plano de uma mesma série, é a relação de uma série com a outra, é a organização horizontal do currículo. É quando examinamos experiências de uma mesma série. Existem três critérios básicos na organização dos conteúdos: o continuidade e a sequência que estão relacionadas a ordem vertical. Continuidade é tratamento do conteúdo repetidas vezes. Sequência faz com que as tópicos sucessivos de um conteúdos partam sempre dos anteriores. E integração que é horizontal, visa garantir a unidade do conhecimento. Há dois princípios básicos o principio lógico onde os conteúdos devem estabelecer relações entre seus elementos tais como são vistas por um especialista. E o principio psicológico que é organizar os conteúdos indicando as relações, tais como podem aparecer ao aluno. Os critérios e os princípios de organização são formas de estabelecer ligações entre os conteúdos, visando conseguir uma ordenação efetiva. No nível de sala de aula Tyler
afirma que há basicamente três tipos de estruturas