Atps anhanguera
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DESENHO TÉCNICO.
Hugo de Castro Assis
SÃO PAULO
2014.1
Nome: Hugo de Castro Assis
Matricula: 8745175434 Polo: Guarulhos
Componente Curricular: Desenho Técnico
DESENHO TÉCNICO
O homem ao longo de sua história, sempre necessitou de meios para se comunicar e expressar quaisquer que fosse sua vontade.
As primeiras manifestações deste processo de comunicação remontam ao período paleolítico 10.000 A.C). A forma de comunicação era expressa por meio de desenhos, na sua total maioria representando o que naturalismo das coisas. O homem expressava aquilo que via, natureza, animais e outras formas naturais, caracterizando esta como sendo a primeira forma de comunicação do homem.
Através dos tempos passamos a utilizar o desenho como meio de escrita, como acontecia, por exemplo, no antigo Egito, onde as figuras desenhadas representavam sua escrita. Ainda sim eram empregados moldes artístico a esses desenhos, ainda expressavam sentimentos, situações, vivências de um artista que englobou o desenho a sua comunicação, seja ela um decreto do Faraó Tutancâmon, ou um retrato de Nefertiti caminhando.
Com o passar do tempo sentimos a necessidade de comunicar a fabricação das coisas, então temos entra em cena as representações técnicas. O registro do primeiro desenho técnico é de uma planta de uma fortaleza desenhada pelo engenheiro Caldeo Gudea e gravada em uma placa de pedra como mostra a figura 1. Figura 1
O desenho que compreende ao nosso estudo é o desenho técnico. No desenho técnico não temos o intuito de empregar sentimentos, vivências, naturalismo ou outro tipo de fato artístico, e sim expressar com riquezas de detalhes toda e qualquer informação relacionada a fabricação do objeto desenhado. Seja ela uma ferramenta, uma peça para motor, ou um simples parafuso, não bastando apenas desenha-lo e sim mostrar medidas, materiais e