trabalho de didatica 1 5
O filósofo grego Sócrates pode ser considerado como um dos precursores da didática.
• Sócrates ensinava e, principalmente, praticava o autodomínio, pois ninguém adquire a capacidade de conduzir os demais (objetivo primordial da pedagogia) sem antes possuir a capacidade de conduzir-se a si próprio.
• Sócrates considerava o diálogo a melhor forma de ensinar algo a alguem.
Assim, a grande contribuição de Sócrates para a didática é reconhecer que o mestre (aquele que ensina) não deve ser um provedor de conhecimentos, mas aquele que desperta o espírito dos alunos, permitindo que esses contestem seus argumentos da mesma forma que ele contesta os argumentos de seus alunos. Esse processo, em que o mestre se transforma em parteiro das ideias, é conhecido como maiêutica aristoteles: Aristóteles, discípulo de Platão, foi o filósofo que mais influenciou a maneira de se produzir conhecimento (escolástica).
Uma de suas contribuições para a didática foi na educação infantil, quando afirmava que as crianças formam bons hábitos a partir do exemplo dos adultos. Outra contribuição foi o recurso didático de aulas ao ar livre jan amo comenius: impensáveis para a sua época. A idéia de conceber a educação como um direito absoluto (ou seja, de todas as pessoas) e a sua concepção de escola em que as crianças são respeitadas e podem e devem aprender brincando ainda é um sonho de educação de alguns países do século XXI.Comênio rompeu drasticamente com a filosofia escolástica elitista da Igreja propondo um modelo de escola que ensinaria tudo a todos, incluindo portadores de deficiência mental e meninas.(Jan Amos Comenius – filósofo morávio que viveu de 1582 a 1670) redige a “Didacta Magna”, que se propõe a ser “a arte de ensinar tudo a todos”. Por causa dessa obra, Comênio é considerado o
Pai da Didática e o primeiro grande nome da moderna história da educação.
Ela apresenta um caráter revolucionário da didática, na sua luta contra o curso catolico e em prol da instituição