Trabalho de corpo
O trabalho corporal é muito importante na criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Para realizar ações físicas de qualidade é necessário que o ator tenha um desenvolvimento corporal apurado. E isso só pode ser desenvolvido através de pesquisa e de um estudo teórico e pratico do corpo e suas ferramentas e potenciais.
O trabalho desenvolvido nas aulas tem me feito ter uma consciência maior do meu corpo, de todos os movimentos e ações. Descobri um potencial criativo através do estudo dos sistemas corporais. Nós atores podemos construir personagens através da análise e do refinamento da percepção do corpo. Aprendi o quanto é necessário ter consciência do corpo em cena, percebi a grande necessidade de ter movimentos concisos. É preciso também ter flexibilidade com o corpo, pois um ator não pode estar com o corpo “duro” em cena. O exercício com a garrafa nos faz ter a consciência da necessidade de trabalhar bem com os objetos usados em cena. Os exercícios de percepção dos órgãos nos faz ficarmos mais cientes das sensações que sentimos. Também achei muito importante os exercícios onde tínhamos que desenvolver a intenção e exteriorizar uma vontade, trabalhando não só com o corpo, mas também com o olhar.
Eu pude notar que depois das aulas eu passei a ficar mais ereta. Minha postura e meu modo de me sentar se alteraram. A forma como eu me abaixo para pegar um objeto também mudou. As aulas tem sido um grande aprendizado e espero me desenvolver corporalmente e aprender cada vez mais.