corpo do trabalho
A empresa Natura está presente em sete países da América Latina e na França. É uma indústria líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias, higiene pessoal e venda direta. Os produtos são a maior expressão da essência deste grupo. Para desenvolvê-los, é mobilizada uma rede de pessoas capazes de integrar conhecimento científico e o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira.Os produtos, as ações e as relações dessa empresa geram repercussões nas pessoas, no meio e nos próprios colaboradores. Conscientes disso, eles elegem a sustentabilidade como um dos pilares da condução do negócio.
Desde o princípio da trajetória, buscam a adoção de um modelo de desenvolvimento que almeja o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente. Essa empresa está sempre ampliando uma visão e compromisso com a sustentabilidade e buscam sempre a geração de impacto positivo na sociedade.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, as ações foram movidas por duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. Em 1974, adotaram o modelo da venda direta para a distribuição de dos produtos. Essa decisão se baseou na crença na importância das relações e foi determinante para o crescimento da empresa.
Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.Entre 1990 e 1992, surgiu a necessidade de expressar de maneira mais clara o jeito Natura de fazer negócios, o que foi sintetizado por meio da Missão, Razão de Ser e Crenças da empresa. Os conceitos que as expressam se refletiram na