Corpo do trabalho
Jan Dul
Bernard Weerdmeester
Capítulo 3 – Informação e Operação
No mundo moderno, um número maior de pessoas usa produtos e sistemas complexos, exigindo interações que consistem em receber informações, atuar, baseando-se nelas. No modelo do sistema homem-máquina, o homem recebe as informações da máquina que atua sobre ela, acionando algum tipo de dispositivo de controle, como por exemplo, a interação entre homem e computador. A fronteira de interação é conhecida como interface.
1. 2. 3. 4.1. O usuário
É de fundamental importância, para a elaboração de programas de computador, conhecer seus usuários, uma vez que suas características determinam a interface a ser projetada. Características do usuário: nacionalidade, idade, nível de instrução e conhecimentos prévios; controles disponíveis; tarefa a ser executada; freqüência de uso; possibilidade de treinamento.
Modelo mental: cria expectativas sobre o programa a ser operado, influindo no futuro no comportamento do usuário (exemplo: mapas; metáforas; organograma).
4.2. Informações 4.3.1. Informações visuais
Olho – principal fonte de informações. Isto significa que uma pessoa com deficiência visual perde muitas informações ou é capaz de assimilá-las muito lentamente.
4.3.2. Caracteres - recomendações * Evite textos com todas as letras maiúsculas (Maiúsculas apenas no inicio da sentença); * Os alinhamentos à direita não devem deixar espaços em branco. Prejudicam a legibilidade, quebrando a continuidade da linha; * Use tipos de letras simples. São mais legíveis; * Evite confusão entre letras: Algumas letras são parecidas com outras, podendo causar confusão, uma vez que essas letras possuem formatos semelhantes entre certas letras e números; * As letras devem ter tamanho adequado. Regra básica: * O tamanho da letra maiúscula deve ser pelo menos 1/200 da distância da leitura; * Projeções apresentadas em