Trabalho de copa do mundo
Introdução á economia
Evolução do pensamento
Londrina
2012
CEEP- Professora Maria do Rosário Castaldi
Introdução á economia
Evolução do pensamento econômico
Trabalho apresentado adisciplina de Economia, pela professor(a) Rose, do Colégio
Ceep- Professora Maria do Rosário Castaldi
Londrina
2012
Introdução
O Marginalismo é uma doutrina que define o valor dos bens e serviços a partir de um fator subjetivo - a utilidade, isto é, sua capacidade de satisfazer necessidades humanas (Subjetividade - EU).
Utilidade marginal é a utilidade ou satisfação adicional decorrente do consumo de uma unidade adicional de um bem. Em cima de um produto acrescenta um complemento.
Então concluímos que o marginalis mo é definido atravez de doutrinas de bens e serviços, e através disso é capas de satifazer as necessidades humanas.
Origem da Escola Marginalista
A partir de 1870, o centro de preocupações de grande número de economistas se desloca. Alguns autores chamam esse deslocamento de revolução marginalista porque a ideia central que o preside é o chamado princípio marginal.
A introdução da análise marginal – que valeu a esse movimento a denominação marginalismo – mudou de modo significativo a orientação dos estudos econômicos: representou um instrumento, rapidamente difundido, de explicar a influência de determinados recursos escassos entre os usos alternativos, com objetivo de se chegar a resultados ótimos.
O "homem econômico" racional e calculador, estaria empenhado em equilibrar seus dispêndios marginais com seus ganhos marginais.
Os economistas clássicos teorizaram que os preços eram determinados pelos custos de produção. A crítica que os economistas marginalistas enfatizaram sobre a teoria clássica, era de que os preços também dependiam de um certo grau da demanda, que por sua vez dependiam da satisfação dos consumidores em relação às mercadorias serviços, individualmente.